Migração de profissionais estrangeiros para o Brasil cresce 13%

Publicado em: 10/06/2019 | 06:19


O número de profissionais estrangeiros no Brasil cresceu 13% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2018, conforme os dados da Coordenação Geral de Imigração Laboral, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Para Diana Quintas, sócia da multinacional de migração Fragomen no Brasil, há um detalhe que chama atenção: o aumento de profissionais com doutorado bate em 336%. Com mestrado, a alta é de 92%.

Cresceram os vistos deferidos, mas também os indeferimentos (42%). Quintas atribui, entre outros fatores, à nova lei de migração.

“Apesar de ser mais aberta do ponto de vista das possibilidades de entrada, a nova legislação traz também mais rigor para a imigração laboral, como a definição da urgência para vistos de 180 dias e o aumento dos anos de experiência profissional a serem comprovados”, diz ela.

A sócia da Fragomen destaca também o ritmo de investimentos pessoais dos estrangeiros residentes no país, que saltaram de R$ 14 milhões no primeiro trimestre de 2018 para R$ 48 milhões neste ano. Os principais investidores este ano foram italianos e chineses.

Fonte: Folha de S.Paulo

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.