Centrais sindicais ampliam mobilização nacional pela redução da jornada com atos, audiências e articulação no Senado

Publicado: 24/06/2026 | 12:13 Atualizado: 24/06/2026 | 12:21


 

As centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, Intersindical, Pública e Fórum Sindical do Trabalho convocaram trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais para participarem das manifestações unitárias marcadas para o dia 30 de junho em todos os estados.

A mobilização integra a campanha nacional pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial e pelo fim da escala 6×1.

A convocação foi definida durante reunião das centrais sindicais e movimentos sociais. As lideranças debateram estratégias para fortalecer a mobilização social e ampliar a pressão sobre o Senado.

Além disso, as entidades reafirmaram a importância da unidade de ação para garantir avanços nas pautas defendidas pela classe trabalhadora.

Para o dia 29 de junho, as centrais orientaram sindicatos e federações a utilizarem a plataforma Na Pressão, disponível no endereço napressao.org.br.

Paralelamente, as entidades recomendaram que as organizações estaduais intensifiquem o diálogo com os três senadores de cada estado para ampliar o apoio às propostas em tramitação.

Ainda no dia 29, as entidades incentivarão a publicação de matérias, artigos e conteúdos informativos nos jornais e veículos sindicais de todo o país. O objetivo é ampliar o debate público sobre os benefícios econômicos e sociais da redução da jornada e do fim da escala 6×1.

No dia 1º de julho, o Senado Federal realizará uma audiência pública com a participação de aproximadamente 30 representantes de entidades sindicais, especialistas e movimentos sociais. Durante o encontro, os participantes apresentarão argumentos em defesa da redução da jornada e da melhoria das condições de trabalho.

Também no dia 1º de julho, representantes das centrais sindicais participarão de reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. A agenda buscará reforçar a importância da tramitação das propostas e ampliar o diálogo institucional em torno das reivindicações dos trabalhadores.
Fortalecer a organização e mobilização

As centrais sindicais reforçaram a necessidade de ampliar a participação dos trabalhadores nas atividades programadas. Segundo as entidades, a mobilização permanente será fundamental para garantir avanços nas condições de trabalho e na qualidade de vida da população.

Com informações: portal Rádio Peão